Forte Mourao Seguros
 
 


Coberturas

Cada seguradora apresenta características próprias em seus produtos " Seguro de condomínio", essas diferenças vão desde o número de coberturas disponibilizadas e franquias aplicadas, até a abrangência de riscos cobertos e riscos excluídos nas apólices.

Destacaremos as principais coberturas que são oferecidas por, praticamente, todas as seguradoras.

Principais coberturas:

  • Incêndio, Raio e Explosão
  • Responsabilidade Civil - Condomínio
  • Danos Elétricos
  • Quebra de Vidros
  • Roubo / Furto Qualificado de Bens
  • Responsabilidade Civil - Síndico
  • Ventos Fortes
  • Responsabilidade Civil - Guarda de Veículos
  • Desmoronamento
  • Vida em Grupo de Empregados

Outras coberturas específicas:

  • Impacto de Veículos Terrestres
  • Roubo de Valores
  • Derrame D'água de Sprinklers
  • Portões Automáticos
  • Incêndio de Bens dos Condôminos
  • Roubo de Bens dos Condôminos
  • Responsabilidade Civil de Hotel
  • Aluguel
  • Anúncios e Letreiros Luminosos

Observação: Algumas coberturas estão sujeitas à cobrança de franquia.

Coberturas

1. Incêndio, Raio e Explosão

Esta cobertura é obrigatória conforme Lei N° 4.591 de 16 de Dezembro de 1964 , Capítulo IV e Artigo III (Lei dos Condomínios), bem como no Código Civil Brasileiro , em seu Artigo 1.346 - "É obrigatório o seguro de toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial.". Essa é uma obrigação do síndico definida no Código Civil, Artigo 1.348. " Compete ao síndico: ... IX - realizar o seguro da edificação. "

Esta cobertura garante toda a área construída, incluindo as unidades individuais contra os riscos de incêndio, queda de raio ou explosão de quaisquer aparelhos, substâncias ou produtos existentes ou não, no imóvel segurado. Não cobre, porém, o conteúdo dos apartamentos pertencentes ao condomínio.

2. Responsabilidade Civil de Condomínio

Esta cobertura garante ao condomínio o reembolso dos valores pagos a terceiros, quando civilmente responsável por danos involuntários pessoais e ou materiais causados a estes nas seguintes situações:

a) Pelo uso e conservação do imóvel segurado;

b) Por seus empregados devidamente registrados, quando a seu serviço;

c) Pela queda ou lançamento de objetos do imóvel segurado.

O Código Civil Brasileiro, através dos Artigos 1315 e 938, obriga o condomínio a indenizar por danos causados a terceiros. O seguro de Responsabilidade Civil, embora não seja um seguro obrigatório, é comum ser contratado, tendo em vista a responsabilidade que recai sobre o condomínio por qualquer acidente que possa causar danos a terceiros.

3. Danos Elétricos

Garante a indenização das avarias, perdas e danos causados a quaisquer máquinas, equipamentos ou instalações eletrônicas ou elétricas de qualquer tipo, em conseqüência de variações anormais de tensão, curto-circuito, calor gerado acidentalmente por eletricidade, descargas elétricas, eletricidade estática ou qualquer efeito ou fenômeno de natureza elétrica, salvo se em conseqüência de queda de raio.

4. Quebra de vidros

Esta cobertura garante a indenização pela quebra de vidros instalados nas áreas comuns do condomínio, resultantes de imprudência ou culpa de terceiros, ou de ato involuntário dos moradores, ou empregados do condomínio.

5. Roubo ou Furto Qualificado de Bens

Esta cobertura garante a indenização das perdas e danos decorrentes de roubo e/ou furto qualificado dos bens de propriedade do condomínio, no local do risco descrito na apólice. Entende-se por roubo a subtração de bens segurados, mediante ameaça ou violência contra a pessoa do segurado ou de seus familiares; e por furto qualificado, a subtração dos bens segurados, somente mediante destruição ou rompimento de obstáculos, para acesso ao imóvel principal e/ou dependências externas.

6. Responsabilidade Civil do Síndico

Esta cobertura garante ao síndico o reembolso dos valores pagos a terceiros, quando civilmente responsável por danos involuntários pessoais e/ou materiais causados a estes, nas seguintes situações:

a) Em decorrência do descumprimento de obrigações funcionais;

b) Negligências, erros ou omissões por ele cometidas no estrito exercício de suas funções, das quais resultem danos aos condôminos ou a terceiros.

7. Ventos fortes

Esta cobertura garante a indenização das perdas e danos aos bens segurados, causados diretamente por vendaval. Entende-se por vendaval, qualquer vento de velocidade igual ou superior a 15 (quinze) metros por segundo.

8. Responsabilidade Civil / Guarda de Veículos

Esta cobertura garante o reembolso ao segurado, das quantias que ele, eventualmente, seja obrigado a pagar em virtude de sua responsabilidade civil, por danos materiais involuntários causados a veículos de terceiros, sob sua guarda e custódia nas dependências do condomínio. Para fins desta cobertura os condôminos são equiparados a terceiros. Existem dois tipos de cobertura nesta garantia:

a) Cobertura Parcial, a qual garante, apenas, cobertura em caso de Incêndio, Roubo ou Furto Qualificado;

b) Cobertura Compreensiva, a qual garante os riscos da cobertura parcial e mais os riscos de colisão. Sendo que para essa cobertura ter validade, o veículo deve estar sendo dirigido por um funcionário do condomínio, habilitado e registrado para tal atividade.

9. Desmoronamento

Esta cobertura garante indenização por danos diretamente causados por desmoronamento total ou parcial do condomínio, decorrente de qualquer causa, que não esteja prevista nos riscos excluídos, além de incêndio, queda de raio, explosão, terremoto e maremoto.

10. Vida em Grupo de Empregados

Trata-se de um seguro de vida para os empregados do condomínio. Estarão cobertos os riscos de Morte Natural, Morte Acidental, Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente e Invalidez Total por Doença.

 

Riscos Excluídos:

Em cada cobertura existem os riscos que estão excluídos e que o segurado deve estar ciente quando da contratação.

Incêndio, Explosão e Queda de Raio :

a) Incêndio decorrente de queimadas em zona rural que atinjam o imóvel segurado;

b) Incêndio em equipamentos eletrônicos decorrentes de curto-circuito, sobrecarga na rede elétrica ou descargas atmosféricas (cobertos pela garantia de dano elétrico);

c) Recomposição de documentos e arquivos;

d) Explosões decorrentes de ruptura de tubulações por corrosão, fadiga ou desrespeito às Normas Técnicas Brasileiras;

e) Condomínios residenciais, comerciais ou mistos localizados dentro do terreno de qualquer usina de geração ou distribuição de gás (tais como vilas operárias e assemelhados);

f) Descargas elétricas atmosféricas que tenham caído fora dos limites do imóvel segurado ou que não deixem vestígios inequívocos do local de seu impacto no condomínio e sua trajetória.

Responsabilidade Civil do Condomínio:

a) Obras de ampliação, demolição e manutenção do Imóvel Segurado;

b) Poluição, contaminação ou vazamento, salvo se decorrentes de fato súbito, imprevisível e não intencional ocorrido durante a vigência desta apólice;

c) Atos isolados de um dos condôminos, sem a anuência ou concordância do síndico, dos demais moradores ou da assembléia, ou mesmo, contrários a decisões anteriormente tomadas em Assembléia, tenha sido ela Ordinária ou Extraordinária;

d) Colisão, roubo ou furto de veículos de qualquer espécie, ou de suas partes ou acessórios, bem como os danos causados pela tentativa de roubo ou furto (podendo ser cobertos na garantia de guarda de veículos);

e) Dolo, dolo eventual, culpa grave, atos de insanidade mental, alcoolismo e uso de substâncias tóxicas e ou alucinógenos pelo síndico, condôminos ou empregados;

f) Danos morais, como sendo a lesão de bem integrante da personalidade, tal como a honra, a liberdade, a saúde, a integridade psicológica, causando dor, sofrimento, tristeza, vexame e humilhação à vítima. Incluem-se também os chamados novos direitos da personalidade: intimidade, imagem, bom nome, privacidade e a integridade da esfera íntima.

Danos Elétricos:

a) Danos decorrentes de desligamento ou sobre-passes provisórios (by-pass) de dispositivos automáticos de segurança e controle automáticos ou por falta de manutenção dos mesmos;

b) Danos às resistências e lâmpadas;

c) Danos a fusíveis ou componentes de proteção, desde que os danos sejam restritos aos mesmos;

d) Defeitos preexistentes de conhecimento do condomínio segurado antes da contratação do seguro;

e) Notebooks (computadores portáteis), telefones celulares, transmissores portáteis e similares, centrais de telefonia tipo Pabx ou Mini-Pabx;

f) Equipamentos e suas partes, sujeitas à degradação, falha ou mal funcionamento pelo tempo e ou pelo uso;

g) Antenas, Antena parabólica e coletiva.

Quebra de Vidros e Anúncios:

a) Molduras, decorações, pinturas, gravações, inscrições e todo e qualquer trabalho artístico ou de modelagem de vidros ou espelhos;

b) Danos decorrentes de montagem, colocação, substituição ou remoção de vidros e espelhos;

c) Prejuízos ocorridos em móveis de vidro, tampos de mesas e artigos de decoração;

d) Anúncios instalados em postes junto à rua ou com possibilidade de abalroamento por veículos;

e) Danos decorrentes de tumultos.

Roubo ou Furto Qualificação do Conteúdo Segurado:

a) Furto simples, extravio ou simples desaparecimento do Conteúdo Segurado;

b) Qualquer item do Conteúdo Segurado guardado, depositado, instalado ou mantido ao ar livre, em varandas, terraços ou em edificação aberta;

c) Dinheiro, cheques e papéis que representem valores mobiliários;

d) Jóias, pedras e metais preciosos, peles, tapetes orientais, relógios, raridades, antigüidades, coleções e obras de arte;

e) Documentos;

f) Veículos automotores, barcos, jet-ski e assemelhados;

g) Bicicletas e motonetas;

h) Vitrais de época e decorativos;

i) Bens de terceiros em poder do segurado;

j) Bens que não se possa comprovar a origem e/ou a aquisição;

k) Notebooks (computadores portáteis), telefones celulares, transmissores portáteis e similares;

l) Prejuízos decorrentes de negligência grave;

m) Antenas de transmissão e parabólicas;

n) Armas e munições.

Responsabilidade Civil pela Guarda de Veículos:

a) Evento premeditado ou preexistente;

b) Colisão de veículos terrestres automotores sob a guarda do Condomínio Segurado quando conduzidos por pessoas não autorizadas e não habilitadas;

c) Atos ocorridos em face à permissividade de uso do morador em relação aos funcionários;

d) A apropriação indébita e o estelionato (entende-se por apropriação indébita o apossamento do veículo sob guarda e confiança do autor do delito, e por estelionato, a subtração do veículo mediante fraude, esperteza ou embuste);

e) Danos ou prejuízos provenientes de roubo ou furto de partes, peças ou acessórios dos veículos ou mesmo de objetos deixados em seu interior;

f) Danos decorrentes da tentativa de furto ou roubo;

g) Furto simples praticado por condômino ou empregado do Condomínio Segurado;

h) Danos provocados por roedores;

i) Danos causados por inundações, alagamento e aguaceiros provenientes de área externa ao imóvel segurado;

j) Atos intencionais dos condôminos ou funcionários;

k) Casos fortuitos;

l) Danos morais;

Desmoronamento:

a) Danos causados por má conservação do imóvel, mal uso, introdução de esforços não previstos;

b) Prejuízos decorrentes de construção, demolição, reconstrução ou alteração estrutural do imóvel segurado;

c) Prejuízos decorrentes de obras ou instalações e montagem de aparelhos e equipamentos, sendo por falha estrutural, erro de projeto ou de execução da obra ou instalação no condomínio segurado ou na vizinhança;

d) Prejuízos em muros e marquises;

e) Danos causados por insetos e/ou animais;

f) Elementos não estruturais, tais como, acabamentos, gesso, PVC, madeira, forros em geral, telheiro, etc.

Tumulto, Greve e Lock-out :

a) Destruição sistemática de edifícios destinados a cultos religiosos ou outros fins ideológicos;

b) Prejuízos advindos ao segurado que tiver motivado o lock-out;

c) Perda de ponto comercial, Lucros Cessantes, perda de mercado, desvalorização dos objetos segurados;

d) Atos de sabotagem que não se relacionem com os riscos cobertos;

e) Confisco, nacionalização e requisição dos bens por qualquer autoridade municipal, estadual ou federal;

f) Perda de posse dos bens segurados, decorrente da ocupação do local em que se acharem, respondendo, no entanto, a Seguradora pelos danos causados aos referidos bens, quer durante a ocupação, quer na retirada dos bens;

g) Participação direta ou indireta dos condôminos e/ou funcionários do Condomínio no tumulto.

Vida em grupo de funcionários

a) As doenças, incluídas as profissionais, quaisquer que sejam suas causas, ainda que provocadas,

b) acidentes ocorridos em conseqüência direta ou indireta de quaisquer alterações mentais conseqüentes de uso de álcool, de drogas, entorpecentes ou substâncias tóxicas;

c) acidentes ocorridos em conseqüência de ato, reconhecidamente, perigoso que não seja motivado por necessidade justificada e a prática de atos ilícitos e contrários à Lei;

d) acidentes ocorridos em conseqüência de participação em competições esportivas ou da prática de esportes de maior periculosidade tais como caça, inclusive submarina, tiro ao alvo, esqui aquático, surf, vôo livre, incluindo asa delta e, ainda, pára-quedismo, ultraleve e afins;

e) acidentes ocorridos em conseqüência de furacões e ciclones, inundações, terremotos, maremotos, erupções vulcânicas e outras convulsões da natureza;

f) qualquer tipo de hérnia e suas conseqüências;

g) parto ou aborto e suas conseqüências;

h) perturbações e intoxicações alimentares de qualquer espécie, bem como as intoxicações decorrentes de ação de produtos químicos, drogas ou medicamentos, salvo quando prescrito por médico, em decorrência de acidente coberto;

i) suicídio voluntário ou premeditado, ou tentativa de suicídio;

j) choque anafilático e suas conseqüências;

l) eventos ocorridos em conseqüência de doenças preexistentes à data de início de vigência deste seguro.

 

Fique alerta

  • Procure seguradoras idôneas e corretores com experiência no mercado.
  • Informe-se sobre a seguradora junto à SUSEP , ou através do site da FENACOR .
  • Informe-se sobre o corretor junto ao SINCOR do seu estado .
  • Lembre-se sempre que o síndico é responsável pelo condomínio e responde a todos os atos e fatos.
  • A cobertura de Incêndio é de contratação obrigatória para todos os condomínios, por força da Lei do Condomínio, Lei N° 4.591 de 16 de Dezembro de 1964.