Forte Mourao Seguros
 
 


Perguntas mais freqüentes

1 - Onde devo ir para fazer o seguro do meu condomínio?

Você deve procurar um corretor de seguros, que é a pessoa habilitada através da SUSEP, a lhe dar toda a assistência na contratação do seguro e, principalmente, quando houver sinistro. Os corretores de seguros são credenciados e muito importantes, pois quando você mais precisar ele poderá estar ao seu lado lhe auxiliando e instruindo.

2 - Que cuidados devo tomar quando for contratar um seguro de condomínio?

Você deve procurar um profissional especializado e pronto a lhe orientar. Deve observar se o corretor que está lhe atendendo é habilitado e age com profissionalismo. É importante saber se o corretor trabalha com seguradoras idôneas e se pesquisou o menor custo dentro dos melhores produtos.

Verifique se foi apresentado o que você solicitou e se o corretor foi transparente nos esclarecimentos referente à contratação.

Quando chegar a sua apólice é importante ler e conferir todos os dados, havendo divergência você deve informar ao corretor que providenciará as correções.

Se tiver contratado a Assistência 24 horas é importantíssimo ler tudo que cobre, pois este serviço é muito útil. Procure ter o telefone da assistência em lugar de fácil acesso e avise as outras pessoas que sempre estão com você sobre a assistência e qual é o telefone.

3 - O que devo conferir na apólice de seguro?

Na apólice estão descriminadas todas as características do seu seguro, como:

  • Dados cadastrais do condomínio
  • Coberturas contratadas
  • Franquia
  • Condições gerais e particulares
  • Valores segurados
  • Custo do seguro
  • Carnê de pagamento
  • Cartão da Assistência 24 horas

4 - Todas às vezes que for fazer o seguro, o meu condomínio tem que ser vistoriado?

A vistoria prévia é feita no momento da contratação do seguro. Na vistoria o perito da seguradora verifica o estado geral do condomínio, como: Estado de conservação da construção e parte elétrica, quais os sistemas de segurança que o condomínio dispõe, qual a localização e como é o entorno do condomínio, etc.

5 - Existe carência de cobertura no seguro de condomínio?

Não. A cobertura começa após a realização da vistoria prévia do condomínio e confirmação do pagamento da primeira parcela do seguro ou do pagamento total do prêmio.

6 - Que taxas eu pago além do valor do seguro?

O valor do seguro é chamado prêmio e é composto por:

Valor do seguro + custo de emissão de apólice + juros de parcelamento +IOF(Imposto sobre operações financeiras).

7 - O que é sinistro?

É a ocorrência de natureza súbita, involuntária e imprevista de eventos que constam no contrato de seguro.

8 - O que cobre o seguro de condomínio?

Cada seguradora apresenta características próprias em seus produtos " Seguro de condomínio", essas diferenças vão desde o número de coberturas disponibilizadas, as franquias aplicadas, até a abrangência de riscos cobertos e riscos excluídos nas apólices.

A cobertura básica para o seguro de condomínio é incêndio, mas você pode contratar coberturas adicionais, como:

  • Responsabilidade Civil - Condomínio
  • Danos Elétricos
  • Quebra de Vidros
  • Roubo / Furto Qualificado de Bens
  • Responsabilidade Civil - Síndico
  • Ventos Fortes
  • Responsabilidade Civil - Guarda de Veículos
  • Desmoronamento
  • Vida em Grupo Empregados

Outras coberturas específicas:

  • Impacto de Veículos Terrestres
  • Roubo de Valores
  • Derrame D'água de Sprinklers
  • Portões Automáticos
  • Incêndio de Bens dos Condôminos
  • Roubo de Bens dos Condôminos
  • Responsabilidade Civil de Hotel
  • Aluguel
  • Anúncios e Letreiros Luminosos

9 - O que o devo fazer no caso de sinistro no meu condomínio?

Você deve, imediatamente, avisar ao corretor de seguros e providenciar a documentação que varia de acordo com o evento ocorrido. Veja quadro:

Doctos

Evento

Incêndio

Danos elétricos

R.Civil Condomínio

Quebra de Vidros

Roubo/Furto Qualificado

R. Civil Síndico

Ventos Fortes

R. Civil Guarda de Veículos

Desmoro-namento

Vida em Grupo Funcionários

Aviso de sinistro

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Laudo de Polícia Técnica

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Boletim de Ocorrência Policial

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Certidão do Corpo de Bombeiros

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Laudo do Instituto de Polícia Técnica

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Comprovante de propriedade do bem

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X

Orçamentos

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X

X

X

X

X

X

Comprovante de despesas

X

X

X

X

X

X

Aviso de sinistro acidentes pessoais

X

Laudo de necropsia

X

Atestado de óbito

X

Comprovação de beneficiários

X

Cópia da CAT

X

X

10 - O que é a franquia?

É o valor ou percentual definido na apólice pelo qual o Segurado fica responsável em caso de sinistro.

11 - O valor da franquia é o mesmo em todas as seguradoras?

Geralmente sim. O valor é percentual do valor da cobertura e varia pouco de uma seguradora para outra.

12 - Quando a seguradora pode se recusar a pagar a indenização?

  • Quando o segurado não fizer declarações verdadeiras e completas ou ainda,
  • Quando o segurado omitir circunstâncias de seu conhecimento que pudessem ter influído na aceitação da proposta ou na fixação do prêmio;
  • Uso do condomínio para fim diverso daquele a que se destina;
  • Não veracidade do CPF/CNPJ informado pelo Segurado na proposta do seguro;
  • O Segurado deixar de cumprir as obrigações convencionadas na apólice;
  • O sinistro for devido a culpa grave (negligência) ou dolo (má intenção) do Segurado;
  • O Segurado, por qualquer meio, procurar obter benefícios ilícitos do seguro contratado;

13 - Que tipo de condomínio pode fazer o seguro?

Condomínios residenciais, condomínios comerciais ou mistos, inclusive Flat's e Apart-Hotéis.

14 - Quais os seguros de contratação obrigatória para um condomínio?

Seguro de Incêndio: Por força de lei, TODOS os condomínios são obrigados a contratar seguro de incêndio, conforme e na Lei N° 4.591 de 16 de Dezembro de 1964,

Seguro de Vida para funcionários: Por força de acordo sindical, os condomínios devem contratar também, um seguro de Vida em Grupo para os seus funcionários registrados.

Este seguro é exigido por convenção coletiva da classe trabalhadora e cada um tem uma especificação.

15 - Qual o critério de indenização dos riscos patrimoniais?

Para a determinação dos prejuízos indenizáveis, são adotados os seguintes critérios: edifícios, equipamentos e instalações, móveis e utensílios, tomar-se-á por base o valor atual, ou seja, o valor do novo menos a depreciação pelo uso, estado de conservação e idade dos bens sinistrados.

16 - A Indenização é paga integralmente como está na apólice?

O valor expresso na apólice é o Limite Máximo de Indenização. Nos casos de incêndio, o procedimento mais comum para determinação do valor de indenização é a apresentação de três orçamentos para reparo do imóvel, e a seguradora autoriza o conserto pelo menor dos três valores apresentados.

17 - O seguro de condomínio prescreve se houver demora em dar entrada nos documentos?

Sim Pode haver perda de direitos, pois o mesmo prescreve-se 12 (doze) meses após a ocorrência do fato, conforme definido no Artigo 178, Parágrafo 6º, Inciso 2º do Código Civil Brasileiro.

18 - Estou inadimplente com as parcelas do meu seguro. Estou coberto pela apólice?

A inadimplência implicará no cancelamento da apólice, contudo, mantendo a cobertura do seguro em função da proporção do "prêmio pago / prêmio devido".

19 - Quando a apólice poderá ser cancelada?

  • Falta de pagamento;
  • Quando o segurado fizer declarações falsas ou incompletas;
  • Quando o segurado ou seus prepostos praticarem atos ilícitos ou dolo para obter benefícios no seguro;
  • Quebra de vínculo empregatício do funcionário (seguro de vida do funcionário);
  • A ocorrência de perda total do bem segurado;
  • Por livre vontade de uma das partes.

20 - Existe cobertura de Assistência 24 horas para o seguro de condomínio?

Sim. Esta cobertura é de contratação opcional e todas as seguradoras já dispõem deste serviço.

E as coberturas são muito interessantes para o condomínio, como:

  • Chaveiro 24 horas;
  • Segurança e Vigilância;
  • Zelador Substituto;
  • Limpeza;
  • Bombeiro Hidráulico;
  • Bombeiro Eletricista.

21 - As renovações de seguros de condomínio são automáticas?

Não. A renovação de apólices de seguro de condomínio é feita através de entendimentos entre segurado e corretor, mediante apresentação de nova proposta de seguro.