Forte Mourao Seguros
 
 


Definições

O que segurar ?

Todo veículo automotor apto a transitar nas ruas e estradas do Brasil. O seguro abrange desde motonetas à Máquinas de terraplanagem, que estão divididos nas seguintes categorias:

  • Categoria 1 - Automóveis particulares;
  • Categoria 2 - Táxis e carros de Aluguel;
  • Categoria 3 - Ônibus, microônibus e lotação com cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais);
  • Categoria 4 - Microônibus com cobrança de frete, mas com lotação não superior a 10 passageiros e ônibus, microônibus e lotações sem cobrança de frete (Urbanos, Interurbanos, Rurais e Interestaduais);
  • Categoria 9 - Motocicletas, motonetas, ciclomotores e similares; e
  • Categoria 10 - Máquinas de terraplanagem e equipamentos móveis em geral, quando licenciados, camionetas tipo "pick-up" de até 1.500 Kg de carga, caminhões e outros veículos.

Por que segurar ?

Porque é um Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou não (Seguro DPVAT), criado pela Lei n° 6.194/74 , alterada pela Lei 8.441/92 , com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.

Quando segurar ?

O seguro é anual e deve ser pago junto ao IPVA. Quando você adquirir seu veículo, também deverá pagar o seguro, nesta situação o prêmio do seguro será calculado de forma proporcional ao período restante, ou seja, da data da compra até o dia 31 de dezembro do corrente ano.

Como contratar ?

A contratação deste seguro é quase automática. No princípio do ano, quando for pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores IPVA, o bilhete de seguro será emitido e pago em parcela única em uma agência credenciada em seu Estado.

Caso você compre um veículo Zero Km, no meio do ano, o valor do prêmio será calculado de forma proporcional, considerando-se o número de meses entre o mês de licenciamento, inclusive, e dezembro do mesmo ano.